sábado, 31 de outubro de 2009

Unidades 23 e 24 TP 6

As últimas unidades do PT 6 continuam trabalhando o planejamento da produção escrita, só que de modo mais aprofundado, tratando da revisão e da edição. O ensino e a aprendizagem do processo de revisão requerem uma prática de estratégias de releitura, reflexão e do afastamento do escritor de seu próprio texto. Para tanto, visamos a construção de um texto que atinja seus objetivos, considerando o gênero, o suporte, os possíveis leitores e o assunto. Já no processo de edição, a prática esta ligada a verificação de uma última lista de elementos antes da finalização do texto.
A finalidade da revisão é criar um distanciamento entro o autor e seu texto. É o momento em que o autor tenta colocar-se no lugar do interlocutor; e as releituras necessárias dependem da representação que o escritor tem de seu texto, sua finalidade, focando sempre os processos de coerência e coesão textuais.
Outro assunto bastante relevante já visto em unidades anteriores, porém muito interessante para nós professores que trabalhamos com adolescentes, é a literatura para adolescentes. A unidade 24 vem enriquecer nosso leque de opções literárias, faz uma reflexão sobre a leitura do adolescente e a relação do professor com essa leitura; a importância da qualidade literária e formas de (re)aproximar o adolescente da leitura literária.
O programa GESTAR tem a preocupação de despertar o gosto pela leitura e usa a literatura, assim como diversos gêneros textuais como ferramenta para esse despertar, usando sempre o texto como base para a partir dele trabalhar os assuntos selecionados. Essas unidades vieram em momento oportuno, pois vai auxiliar nós professores e alunos na revisão e edição do nosso jornal, há dicas bastante preciosas inclusive listas de verificação para editoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário