sábado, 31 de outubro de 2009

TP 6 - unidades 21 e 22

As unidades 19 e 20 do TP 5 p0ssibilitou a nós professores detectar vários problemas com relação à interpretação textual, como incoerência, a falta de elementos coesivos, a ausência de relações lógicas, a inadequação entre o texto e a situação sociocomunicativa, podem dificultar a produção e a interpretação textual, porém ao trabalhar tais dificuldades conseguimos desenvolver um “olhar” mais atento e crítico do alunado perante às diversas situações textuais.

E as próximas unidades 21 e 22 do TP 6 vem justamente despertar os alunos para uma linguagem mais crítica, argumentativa, pois estabelece uma interação com o outro, uma relação de fazer social. Quando nos comunicamos, transmitimos nossos sentimentos, idéias, valores, informações, porém nunca ficamos isentos do julgamento das informações, sempre tentamos de uma forma explícita ou implícita convencer o outro que o nosso ponto de vista é o mais correto, o mais seguro, também identificamos uma diversidade de argumentos que podem ser utilizados para demonstrar uma idéia e os possíveis defeitos na organização de textos argumentativos e suas soluções.

Estudamos também o planejamento para a produção de textos, estratégias para facilitar a escrita, em que o ensino adquiri uma nova perspectiva na construção do conhecimento a partir da produção que é comunicativa e, portanto, perpassada por práticas de leitura e escrita que percorrem todo o processo: uma prática reflexiva, dialogada em que o professor contribui para o aprendizado de seu aluno com sua experiência como leitor e escritor no cotidiano, expandindo o seu conhecimento como usuário da língua.

Questionei os cursistas sobre o desenvolvimento de sua competência escrita, o que eles fazem para escrever melhor, e o que podem fazer para melhorar o desempenho dos alunos com relação à escrita. A professora Andréa Soares Moreira respondeu: “Primeiramente eu organizo meu conhecimento prévio em relação ao assunto proposto, coloco esse conhecimento em tópicos e começo a desenvolvê-los, e obviamente sempre reviso a minha escrita e reescrevo quase sempre”.

Questionei como ela achava que seus alunos desenvolvem e desenvolverão à escrita? O que pode fazer para melhorar esse desempenho? E ela respondeu: “Acredito que a melhor opção de um professor para ajudar o desenvolvimento da escrita do seu aluno é incentivando a leitura, e consequentemente o senso crítico do seu aluno. Para que isso se torne mais fácil devemos oferecer leituras e temas de interesse do aluno e que estejam próximos da sua realidade”.

Respostas da professora Mércia Fontoura: “Costumo produzir e reproduzir o texto várias vezes, sendo cautelosa com a coesão e coerência”. Com relação aso alunos ela respondeu: “ Produção de textos todos os dias e praticando a reescrita. Pode-se também fazer uma revisão coletiva colocando na lousa um texto desorganizado e tentar fazer a correção.

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