terça-feira, 13 de outubro de 2009

Finalização do TP4

A leitura e reflexão das unidades 15 e 16 do TP4 ofereceu oportunidade de realizar e refletir sobre procedimentos adequados para ajudar nossos alunos a desenvolverem habilidades de leituras, através da formulação adequada de perguntas e das respostas obtidas, da análise de estrutura do texto, como conhecimento importante para a compreensão global do texto. Na verdade, seja qual for a forma de entender a leitura, não podemos deixar de considerar que ela é sempre um meio. O ato da leitura trás em si algo a descobrir, pois, quando lemos estamos sempre a procura de uma forma de nos entendermos e de nos situarmos no mundo – do universo familiar ao mais amplo.

Outro objetivo a atingir nesta unidade, é com relação a escrita, suas crenças, teorias e fazeres. É preciso refletir sobre a comunicação escrita, como se desenvolve e como podemos ensiná-la de forma diferenciada, isto é, a partir de um trabalho processual. A leitura nos dá suporte para aplicar atividades que evite descompassos entre os textos que nossos alunes escrevem na escola e as suas vidas cotidianas, a fim de evitar qualquer forma de exclusão dos nossos alunos de se comunicarem.

Trabalhar a partir do processo de produção textual é uma maneira de sair da passividade no ensino da escrita, quebrando os ciclos de dificuldades que temos vivido, e motivar nossos alunos a desenvolverem a escrita comunicativa. Outro aspecto bastante discutido entre o grupo foi o fato da boa escrita seja, da produção de um bom texto, ser ou não ser um dom, o grupo chegou a conclusão que trata-se mais de uma questão de habilidades, algumas pessoas têm facilidade para escrever, outras para falar, enfim, cabe à escola criar estratégias para sanar qualquer que seja as dificuldades encontradas. Portanto, são as circunstâncias de vida que geram motivações para que alguém goste de escrever e até se torne um escritor(a), circunstâncias estas que a escola está incluída, e tem como objetivo descobrir o que atrai os alunos com relação a determinadas leituras, o que eles gostam de ler, o que instiga a curiosidade. Só assim o trabalho do professor torna-se significativo e mais prazeroso.

Comentário da Professora Mércia Fontoura: “os alunos do 7º ano trabalharam com o gênero textual notícia. Inicialmente os alunos tiveram acesso a diversos tipos de jornais. Em seguida mostrei-lhes como se produz uma manchete. Apresentei-lhes as partes que compõe uma notícia, com a ajuda de um texto – Dezenas de Baleias são encontradas mortas no litoral da Tasmânia – os alunos identificaram cada parte da notícia. Logo em seguida, solicitei-lhes que produzissem uma notícia a respeito de um acontecimento ocorrido na semana comemorativa ao dia da Pátria. A classe optou em redigir um fato trágico ocorrido com a aluna Janaina Batista, atropelada ao retornar do desfile. O resultado de cada texto dos alunos comprova a compreensão do lead como fornecedor das principais informações da notícia, que tem a função de despertar a atenção do leitor para o texto. Os alunos também trabalharam o gênero artigo de opinião, relacionei a diferença entre o artigo de opinião e a notícia. Posteriormente apresentei-lhes o seguinte texto: Mar de desperdício, e fui apresentando às partes que compõem um artigo: título, olho, introdução, corpo, conclusão. Com os conhecimentos adquiridos em aulas anteriores sobre argumentos e contra-argumentos, os alunos não demonstraram dificuldades na produção e compreensão do gênero.

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