terça-feira, 13 de outubro de 2009

Discussão do TP5

A leitura e discussão das unidades 17 e 18 do TP5 proporcionou desenvolvermos reflexões a respeito de como a adequação entre o texto e a situação sócio-comunicativa permite interpretá-lo como coerente, ou não, de acordo com o conhecimento que temos do assunto, dos interlocutores e dos propósitos comunicativos.

Estudamos e relembramos outro aspecto bastante importante na produção textual, o estilo, em um ato de fala, o falante tem a sua disposição o material organizado, isto é, a língua e sua própria expressão, ou seja, a linguagem. A língua não é uma criação individual, subjetiva, mas, a linguagem permite um grau de liberdade que se manifesta no estilo, no idioleto, isto é, na língua que cada indivíduo, tem um conjunto de marcas textuais que constitui sua fala.

Portanto, as unidades serão fundamentais para a execução do nosso projeto, a produção do jornal, pois tanto a coerência, quanto o estilo, serão trabalhados pelos alunos na produção de textos, o que só aumenta a responsabilidade de nós professores ao trabalharmos tais assuntos, mostrando que, ao produzir um texto, é preciso ser coerente no encadeamento das ideias, para não haver confusão na interpretação de modo que o texto seja claro e objetivo naquilo que pretende atingir. Já com relação ao estilo todos têm o seu como marca pessoa, como resultante do cruzamento dos vários dialetos (etário, regional, profissional, de gênero, social), porém, ao produzir um texto é preciso tomar cuidado ao dar expressividade ao mesmo, seja no campo sonoro, da palavra, frase ou enunciação, pois podemos estar transgredindo normas gramaticais ou dificultando a compreensão textual, então o que seria um recurso de estilo pode tornar-se um defeito estilístico.

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