terça-feira, 8 de dezembro de 2009

TP1 – comentário das unidades

As unidades do TP1 trouxeram como discussão a língua em diversas situações comunicativas, da norma culta até dialetos informais, porém sem privilegiar nenhuma forma, mas destacando a norma-padrão para facilitar a competência lingüística do aluno, permitindo-lhe um acesso mais fácil a muitos documentos e bens culturais.

A produção textual dos alunos é material riquíssimo para discussões de registros e modalidades distintas, sejam eles literários ou não literários, de modo que não se estabeleça relações indevidas entre escrita, norma culta e registro formal, ou fala e informalidade.

Ao trabalhar as unidades privilegiamos a linguagem oral, por constatar dificuldades dos alunos ao se expressarem oralmente, escolhemos avançando na prática destacando a importância da oralidade, assim, como saber ouvir. Apresentamos várias perguntas que poderiam ajudá-los a se auto-avaliar e avaliar os outros, nas duas situações de locutores ou ouvintes, ou em situações de troca de papeis. Outra atividade desenvolvida em sala foi a solicitação de registros da fala dos “mais velhos” da família, ou até da comunidade, observando as palavras desconhecidas e seu significado, o que trazem de ensinamentos, enfim, uma análise das situações de comunicação, no sentido de tornar nossos olhos e ouvidos mais sensíveis e mais críticos com relação à própria vida.

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