segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Depoimento da formadora Neiry de Araújo Oliveira

Djalma, estou no nono mês de gravidez, por isso minha obstetra recomendou atenção total devido o risco de um surto da gripe suína no Estado, e o fato de estar entre o grupo de risco devo evitar aglomerações em ambientes fechados. Minha cesariana está marcada para o dia 21 deste mês de dezembro, ou seja, dois dias após o encontro do Gestar que se realizará em Natal nos dias 17 e 18.

O programa Gestar II implantado no município de Santo Antônio/RN foi um sucesso, pois trouxe para nós, formadores e cursistas, a possibilidade de rever e adquirir novos conhecimentos, técnicas e recursos a serem utilizados em sala de aula como forma de incentivo à prática escolar. Como toda novidade, no início os cursitas olharam um “pouco atravessado” e questionaram o tempo que teríamos para ler e discutir o material, considerado por todos riquíssimo, negociamos com a direção da Escola Municipal Dr. Hélio Barbosa de Oliveira sairmos um pouco mais cedo para encontros quinzenais, tudo transcorreu tranquilamente. Discutíamos o material e escolhíamos as atividades mais interessantes de acordo com o nível da turma, depois as cursistas apresentavam o resultado das atividades aplicadas, o que trouxe de positivo, quais as dificuldades, o que poderíamos fazer para melhor o desempenho dos alunos, enfim, foram questionamentos sempre presentes em nossos encontros.

O programa tinha como proposta a implantação de um projeto para avaliar os resultados aplicados em sala, nossa proposta surgiu da necessidade de estimular nossos alunos para a leitura e a escrita, pois o nível de desempenho das turmas está bem abaixo do esperado. Então desenvolvemos a produção de um jornal, com o objetivo de incentivar os alunos para a leitura, a pesquisa e a escrita com função social, para que os mesmos percebam que a escrita vai muito além da função de comunicar ou apenas como forma de avaliar a produção textual dos alunos. Sentimos interesse por parte do alunado, gostaram e sentiram-se úteis e valorizados ao produzirem algo. Pretendemos continuar e ampliar o nosso projeto que poderá ser financiado pelos comerciantes da cidade, para tanto deverão receber em troca propagandas dos seus estabelecimentos estampadas no nosso jornal. O projeto do jornal propiciou trabalhar uma variedade de gêneros e ampliar a “visão” dos alunos com relação a escrita e oralidade, pois temos o uso formal da língua, como também uma diversidade de dialetos, além disso a escrita assume um papel funcional, exigindo dos nossos alunos desenvolver a argumentação como princípio para futuros formadores de opinião.
Um feliz natal a todos e um próspero ano vindouro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário