terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Relato da Profª Mércia Fontoura sobre a execução do jornal falado em sala de aula

Os alunos da 7º Série da Escola Municipal Dr. Hélio Barbosa de Oliveira foram convidados a realizar a experiência de como funciona a redação de um jornal. O trabalho aconteceu em três etapas: na primeira os alunos entraram em contato com a linguagem de textos de jornais e descobriram como são organizadas as informações em uma notícia através do LEAD. Logo em seguida aprenderam a elaborar títulos e manchetes. Observaram que os jornais de grande circulação costumam ser divididos em cadernos de cultura, política, esporte, economia, fatos policiais e etc. familiarizados com os jornais escritos, solicitei-lhes que observassem durante uma semana os jornais falados, como também, a postura dos apresentadores e pudéssemos explorar a oralidade em sala de aula. A classe foi dividida em equipes, a escolha das notícias, os nomes dos jornais e a forma de apresentar ficaram a critério dos alunos. Durante as apresentações observei que os nomes atribuídos aos jornais foram sugestivos e cada membro do grupo tinha funções específicas do jornal falado: apresentadores, repórteres, câmeras e etc. Como suporte, usufruíram de algumas técnicas: o texto escrito em substituição à tela digital (equipamentos em estúdios televisivos). No decorrer das oficinas percebi que os alunos apresentavam dificuldades de comunicação, criatividade e imaginação; tiveram um bom desempenho adquirindo fluência e desinibição ao expressar-se. Na terceira etapa do projeto as equipes foram visitar a InterTVCabugi, complementando, portanto, todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

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