segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Relatório Final de o Programa Gestar II – 1º Etapa

O programa Gestar II possibilitou a nós professores do 6º ao 9º ano uma visão ampla e contextualizada da língua nas suas diversas situações sociocomunicativas, atualizando nossos saberes profissionais. Também nos despertou para a necessidade da formação continuada, pois vivemos a era da informação, jornais, revistas, televisão, rádio, e-mail, blog, comunidade virtual e Orkut, os quais possibilitam que a informação circule em quantidade e velocidade impressionantes.

Diante deste cenário, devemos estar preparados, em constante formação ou estaremos fadados ao fracasso profissional. Pensar o ensino da língua portuguesa exige de nós educadores o domínio da língua, de seus princípios de aprendizagem, e uma reflexão minuciosa da realidade, para então organizar e articular a seleção de temas e conteúdos que devem ser ensinados sistematicamente. E o programa tem justamente como finalidade promover essa reflexão sobre a seleção de conteúdos e o modo de ensiná-los, tendo como base o texto nas diversas situações comunicativas, consequentemente estaremos elevando nossa competência profissional e contribuindo na melhoria da condição sócio-cultural dos nos alunos.

O programa foi divido em três etapas, a primeira é composta por dez encontros quinzenais, conhecemos e discutimos o material e a responsabilidade de cada participante diante da formação. Como resultado haveria a implantação de um projeto para diagnosticar as mudanças positivas e negativas ocorridas. Na primeira etapa estudamos e trabalhamos os TP’S 3, 4 e 5, foi bastante enriquecedor, pois ampliamos nosso “leque” de experiência, iniciando os trabalhos com gêneros textuais o que permitiu ter acesso a diversos textos, esse procedimento possibilitou integrar as práticas sociais de linguagem - escrita, leitura e oralidade – guiando as nossas intervenções.

Na segunda etapa também houve dez encontros com quatro horas de duração cada, discutimos o andamento do projeto e resolvemos produzir um jornal, por tratar-se de uma produção rica em gênero textual, além de despertar o alunado para a leitura (pesquisa) e a escrita, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar. Nessa etapa demos a continuidade do trabalho com gêneros através do estuda da argumentação, o que auxiliou a realização do nosso projeto, pois o jornal é um órgão formador de opinião e para produzi-lo precisamos planejar, escrever, revisar e editar, trabalhando texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura, de modo que aborde as análises lingüísticas e literárias.

A terceira etapa será para avaliar os resultados dos estudos e da prática escolar, nós formadores seremos avaliados pelo coordenador geral diante dos resultados apresentados.

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