terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Comentários: Unidades 5 e 6 (TP2)

As unidades do TP2 falam da importância quando utilizamos uma variedade lingüística diferente em cada situação. Falar e escrever bem significa ter o domínio do maior número possível de variedades lingüísticas e utilizá-las nas mais diferentes situações, de acordo com o interlocutor e situação de comunicação. Por exemplo, a gíria pode ser bem aceita numa conversa informal entre amigos skatistas ou surfistas; já em outra situação, como na conversa com o diretor da escola, a gíria normalmente não é adequada, pois a situação e os interlocutores são diferentes e a linguagem mais comum neste contexto é a variedade padrão.

As unidades mostram também que a língua é uma forma de identidade cultural e grupal. Falar a mesma língua como outrem geralmente equivale a ter com ela muitas coisas em comum: referências culturais, esportivas, musicais, hábitos alimentares e etc. a língua é, portanto, um elemento importante na definição da identidade de um povo ou de um grupo social, mas, não é só isso, além da nossa identidade social, a língua revela também muito do que somos individualmente, ela mostra nossa agressividade, afetividade, formalidade, gentileza, educação e etc.

Quando se trata de comunicação verbal, todas as variedades linguísticas são eficientes e possuem valor nas comunidades em que são faladas. No entanto, entre as variedades, existe uma que tem maior prestígio social, pois é utilizada em livros, documentos, jornais, revistas e programa de TV e por pessoas que tiveram mais acesso aos estudos: a língua padrão.

Como pouca pessoa s tem domínio da variedade padrão, é dever dos professores ensiná-la, daí a ncecessidade de os alunos compreenderem documentos oficiais, fazer trabalhos escolares, fazer uma carta de leitor a uma revista, fazer uma entrevista para obter um emprego, participar de um debate público, ser capazes de compreender um texto.Comentário da Professora Mércia Fontoura

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