domingo, 13 de setembro de 2009

4° Encontro

O resultado das unidades 11 e 12 do TP3 partiram da interação dos tipos textuais, quando falamos ou escrevemos, nossa intuição nos ajuda substancialmente a encontrar os melhores caminhos para que nossa interação chegue a um bom termo. A adequação de nosso texto (oral ou escrito) depende muito da habilidade de reunir de forma pertinente tipos textuais diferentes e foi com essa proposta que nós (formadora e cursistas) trabalhamos as unidades. Escolhemos atividades do AAA3 como o ponto de Carlos Drummond de Andrade que engloba e explora tipos textuais, foi distribuído textos para que os alunos reconhecessem o gênero e o tipo que predominava em cada um, também foram trabalhados textos literários e não literários, através de um poema de Manoel Bandeira e uma receita culinária. Depois de expostas todas as explicações necessárias, foi pedido uma atividade onde os alunos criariam uma história narrativa ou descritiva na estrutura do poema. Logo após, usariam a estrutura da receita culinária para preparar receita para o “sucesso em suas vidas”, o resultado final foi bem satisfatório.
Outro depoimento interessante veio da professora Andréa, ao trabalhar com os alunos do 6ª ano com um painel com várias fotos para que os mesmos produzissem textos narrativos e descritivos. Depois eles destacariam as características próprias de cada tipo textual. Segundo a professora os alunos conseguiram perceber que no texto descritivo os enunciados são simultâneos, enquanto na narração há progressão de um estado para o outro. Já, com relação ao texto dissertativo os alunos produziram um panfleto para ser distribuído na escola, o texto expositivo falava dos cuidados que devemos ter para prevenir o surgimento da “gripe suína”, quais os sintomas e o que devemos fazer em caso de suspeita, foi uma atividade bastante rica e apreciada por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário