domingo, 9 de agosto de 2009

Encontro do grupe em 03 de agosto de 2009

Nas unidades 09 e 10 do TP3 tivemos a oportunidade de analisar como se organizam vários gêneros que nos rodeiam: poemas, contos, receitas culinárias, verbetes de dicionário, textos publicitários, entre outros. Discutimos os resultados dos trabalhos feitos com os alunos, que pareceram satisfatórios. Segundo os professores, os alunos perceberam que os textos estão em todos os lugares, desde um texto elaborado ao rótulo de um produto e que todos eles estão destinados a um objetivo, a uma situação sóciocomunicativa. Ficou comprovada, também, a dificuldade de os alunos interpretarem textos mais complexos, ao fazerem a intertextualidade.
Segundo a professora Mércia, trabalhar o gênero classificados foi muito gratificante, pois os alunos ficaram empolgados e produziram uma variedade de anúncios, confeccionaram um painel intitulado “classificados na escola” . Através desta atividade, exercitaram e grafaram corretamente palavras que ofereciam dificuldades ortográficas. Portanto ampliaram a capacidade de expressão oral e escrita. De um modo geral foi um trabalho proveitoso, pois os alunos descobriram que gênero textual está por toda a parte e que todo texto tem seu objetivo, implícito ou explícito.
Aproveitamos o encontro para discutir as unidades 11 e 12 do TP3 já lidas pelos cursistas, agora passando de uma visão ampla de texto para uma situação de sistematização de tipos textuais ligados aos diversos usos lingüísticos, analisamos os principais tipos textuais, suas características, estruturas e escolhemos as melhores atividades de acordo com o nível das turmas para serem trabalhadas.

2 comentários:

  1. Ótimo!! É assim mesmo que o Blog deve funcionar.
    Meus Parabéns.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Estou acompanhando seus registros.
    Parabéns

    ResponderExcluir